Sunday, September 24, 2006













Professores que tenham um aluno com albinismo em sua sala de aula:
A maioria das crianças com albinismo podem participar de programas educacionais em geral com um apoio apropriado. As informações a seguir respondem às perguntas mais comuns que os professores têm sobre ajudar um estudante com albinismo.

1) Quais são os efeitos do albinismo na visão do meu aluno?

A carência de pigmento durante o desenvolvimento dos olhos causa um desenvolvimento anormal da retina e afeta a formação dos caminhos dos nervos óticos dos olhos para o cérebro, o que causa uma acuidade visual diminuída ou a visão subnormal, que não pode ser corrigida com as lentes de óculos comuns, que corrigem a maioria dos problemas visuais. Os adultos com albinismo normalmente descrevem sua visão como a falta de detalhes finos. Os óculos normais e as lupas e telelupas podem proporcionar uma boa melhoria. A maioria das pessoas com albinismo utiliza sua visão para leitura e não necessita de Braile. Alguns têm a visão bastante boa até para dirigir um automóvel.

2) Até que ponto é grave a deficiência visual de meu aluno?

O grau de deficiência visual das crianças com albinismo varia muito. As pessoas com albinismo não têm uma visão perfeita, mas o albinismo não causa cegueira. A visão da criança também pode variar conforme a luz do sol e a luz artificial atuarem na classe, a fadiga visual e outros fatores que variem conforme as horas passam durante as aulas. A maneira como cada criança convive com sua deficiência é muito particular e cada caso deve ser avaliado individualmente.

3) Um estudante com albinismo pode freqüentar uma sala de aula normal?

Sim, a maioria dos estudantes com albinismo podem participar de aulas normais com uma ajuda apropriada.

4) Que modificações necessito fazer em minha sala de aula para ajudar meu aluno?

O professor, os pais e o oftalmologista da criança devem trabalhar em equipe para determinar as mudanças necessárias na sala de aula. Algumas modificações básicas seriam:

- A mudança da carteira da criança para a primeira fila, de modo que ela tenha uma visão melhor da lousa.

- Garantir que a carteira do aluno fique em uma posição que evite luzes fortes ou reflexo das janelas.

- Permitir que o aluno copie a matéria diretamente da matriz, evitando o esforço de copiar da lousa.

- Aumentar o tamanho das letras de provas e apostilas.

5) Meu aluno precisa de livros ampliados? (Xerox ampliados)

Os estudantes podem ou não necessitar da ampliação dos livros. O aluno é que deve informar quando e quais livros devem ser ampliados. O professor deve ter em mente, que alunos mais velhos podem preferir livros normais para não terem a sensação de serem diferentes do resto da classe. Uma boa solução é que o aluno use o livro normal em sala de aula e tenha uma ampliação em casa.

6) Meu aluno necessita Braile?

Provavelmente não. A maioria dos alunos com albinismo têm visão suficiente para usar o texto normal, mesmo que usem uma ampliação ou uma lupa.

7) Existem aparelhos óticos que poderiam ajudar meu aluno?

A maioria dos alunos com albinismo devem usar lupas e telelupas para leitura. Um oftalmologista especializado em visão sub-normal pode prescrever aparelhos específicos para a criança.

8) Existem tecnologias que ajudam estudantes com albinismo?

Os computadores podem ser grandes aliados no aprendizado. Os alunos devem começar a aprender a utilização do teclado com jogos, ainda no jardim de infância e a datilografar. Alunos mais velhos podem usar um notebook para tomar notas em classe e imprimi-las em casa. Alguns utilizam uma lupa eletrônica que amplia textos em um monitor. Os livros gravados, audio-books também podem ser aproveitados, evitando a fadiga visual.

9) Que mudanças posso fazer nas provas normais?

Existem várias coisas que você pode fazer para adaptar uma prova para um estudante com visão subnormal:

- Amplie as letras da prova,

- Leia a prova para o estudante,

- Permita que o aluno consulte os livros,

- Permita o uso de uma lupa,

- Aumente o limite de tempo da prova.

10) Meu aluno com albinismo precisa de ajuda social?

O lado social da educação pode ser o aspecto mais desafiador para uma criança com albinismo. É comum que as crianças podem ser cruéis, especialmente com as pessoas que são diferentes. Os alunos com albinismo são diferenciados por seu aspecto físico. E as modificações que a criança pode necessitar para compensar a visão subnormal às vezes lhe dá uma sensação ainda maior de isolamento. Por tanto, é importante que o professor evite chamar ainda mais a atenção sobre o aluno com albinismo.

11) Que adaptações um aluno com albinismo precisa para a Educação Física?

Os professores precisam encontrar maneiras de incluir os alunos com visão subnormal em todas as atividades e evitar que se sintam excluídos. O sol é o maior inimigo do aluno, tanto para os olhos como para a pele e precisa ser evitado ao máximo possível. A melhor solução é a prática de atividades em ginásios e piscinas cobertos.

12) Como posso ajudar meu aluno fora da sala de aula?

Como professor, você pode ser a primeira pessoa a intervir na vida da criança, principalmente se ela vêm de uma família carente. Se a família não têm recursos, a saúde pública deve ser procurada para exames oculares, avaliação da visão subnormal e treinamento para a independência, que pode ajudar uma criança com albinismo.

2 Comments:

Blogger Priscila said...

sempre tive problemas na escola. Desde a primeira série (que me lembro bem) até o último dia de aula na faculdade não conseguia enxergar nada na lousa e dependia da ajuda dos colegas para copiar as matérias. Na verdade, usava muito mais a minha memória, decorava tudo e conseguia entender tudo mesmo sem ler o quadro. Sempre fui uma das melhores alunas em todas as escolas por onde passei. Hoje vejo que isso exigiu um esforço descomunal da minha parte e me tomou anos de qualidade de vida.
Agora, com bastante experiência no assunto, consigo viver com mais conforto apesar das minhas dificuldades.
Este texto ajuda a orientar professores que tem alunos albinos, e que não sabem o que fazer para ajudá-los. Se meus professores tivessem lido isso, talvez eu não tivesse sofrido tanto.

3:54 PM  
Blogger Maria Levy said...

Eu tive muitos problemas na minha escola, porque a minha mae nao me comprava os lentes hipermetropia que eu precisava, porque falava que eu enxergava bem, mas nao era assim.

12:04 PM  

Post a Comment

<< Home